top of page

Outubro Rosa


O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.


O QUE É O CÂNCER DE MAMA?


É o tipo de câncer mais frequente nas mulheres. Ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.


AUTOEXAME




O autoexame, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, porém, não substitui o exame clínico das mamas. Caso você observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo e mesmo que não encontre, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um especialista!


SINAIS QUE VOCÊ DEVE TER ATENÇÃO:


O sintoma mais fácil de ser percebido é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. É importante lembrar, que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.


FATORES DE RISCO


• Idade avançada • Menarca precoce (primeira menstruação antes dos 12 anos de idade) • Menopausa tardia (última menstruação após os 50 anos) • Gravidez após os 30 anos • Histórico familiar (parente de primeiro grau com a doença)


A mamografia é o principal método diagnóstico para detectar precocemente o câncer de mama. Visite regularmente um médico especialista. Cuide de você!





21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page